top of page
Foto do escritorValéria Dias

Qualidade de vida depois dos 40

Saber lidar com as emoções negativas é essencial para se manter jovem.


A melhora da qualidade de vida começa por um equilíbrio do corpo e da mente.


Nos tempos atuais o stress é uma das causas mais significativas de envelhecimento.


Para alcançarmos uma qualidade de vida precisamos melhorar o nosso modo de vida, não só devemos evitar as doenças, como também contribuir para um estado de bem-estar físico, mental e emocional.



Estresse emocional


Emoções são respostas adaptativas ao meio ambiente, isto é, os nossos sentimentos e estados de espírito são consequência da percepção que temos do meio em que estamos inseridos.

Muitas vezes ao longo do tempo, perante problemas muito intensos ou prolongados, desencadeia-se o estresse. As causas podem ser muitas: trabalho, relacionamentos familiares, amorosos, sociais, etc.

Quando se vive em um estado de estresse permanente, o mesmo pode nos afetar fisicamente, desgastando o sistema imunitário, provocando alterações dermatológicas e metabólicas e aumentando a tensão arterial e o ritmo cardíaco.

O estresse afeta igualmente a nosso psicológico fazendo-nos sentir exaustos, tendo dificuldades para dormir, concentração, predisposição para a preocupação excessiva e irritabilidade. Com isso altera nosso apetite nos levando a consumir mais açúcar, álcool, cigarros e muitas vezes diminuindo a libido.

Cada vez mais os especialistas indicam para reduzir o estresse o mindfulness, exercícios físicos, relaxamento, autocuidado e evitar o consumo de estimulantes como chocolate, café ou chá em excesso.



Ação positiva


Ser otimista, ter vontade de aproveitar a vida e gostar de si próprio são princípios indispensáveis para que a pessoa viva bem. Um comportamento positivo frente a vida é muitas vezes, o que marca a sua verdadeira idade.

Existem pessoas com 80 anos que mesmo com algumas limitações devido ao envelhecimento possuem um otimismo e muita vontade de viver e se manterem ativos, isso é algo que os faz parecer mais jovens. Em compensação existem muitas pessoas que chegam à partir de 40 anos com muita tristeza e começam ficar depressivas e levam marcas para quando o envelhecimento realmente chegar.

Hoje muitas pessoas começam sua vida profissional ou trocam de carreira com mais de 40 anos e conseguem viver com disposição e vontade, querendo mais da vida.

O Mindfulness ou atenção plena tem como propósito reduzir os níveis de estresse e de ansiedade.

Resumindo é uma técnica meditativa que integra corpo e mente, onde aprendemos a viver no momento a momento sem julgamentos. Aprendemos a treinar nossa mente, nossos pensamentos e nossas emoções a estarem no momento presente. Não vamos ficar pensando no passado e muito menos ficar preocupados com o futuro. Vamos aprender a focar no que realmente importa: o agora.

Mindfulness ajuda a alcançarmos uma qualidade de vida, pois aprendemos a nos auto regular através do equilíbrio nas nossas emoções, a estarmos mais conscientes na nossa alimentação, nas nossas posturas e muito mais.



Comments


bottom of page