top of page
Foto do escritorValéria Dias

Como começar a praticar mindfulness?

Atualizado: 23 de out. de 2022

Mindfulness é o mesmo que atenção plena ou consciência plena.

É um treino de foco para atenção que fortalece algumas estruturas do cérebro, facilitando a termos mais consciência, mais foco e assim conseguimos nos autorregular emocionalmente e corporalmente. A prática é simples, fácil e natural, porém precisa ser constante, exatamente como fazemos na academia.


Escolha um lugar calmo onde possa ficar só e em silêncio, comece aos

poucos. Sente-se confortavelmente, na beirada de uma cadeira com os seus pés bem apoiados ao chão. Suas costas devem estar eretas, mas relaxadas, imaginando como se tivesse um fio que vai do topo da sua cabeça até o teto, sustentando-a. Feche seus olhos e preste atenção na sua respiração.

Quando você perceber que sua mente foi para longe, pensando em qualquer outra coisa, traga de volta, toda vez que isso acontecer, volte a sua atenção para a respiração.

Aprendi com um grande mestre em mindfulness e sempre uso essa metáfora pois é muito útil, praticar mindfulness é como se estivéssemos soltando pipa, às vezes damos linha e ela vai para bem longe e trazemos ela de volta.


FOTO DA POSTURA

Sentado na beirada da cadeira com os pés apoiado ao chão.


Pontos importantes:

Sente-se na beirada da cadeira.

Apoiando os pés no chão, cabeça erguida, mãos apoiadas na perna ou unidas no colo. Essa postura favorece a atenção ao corpo.

Caso seja desafiador demais devida a coluna, encoste e coloque uma almofada nos pés para sentir apoio nos pés.

Feche os olhos e respire normalmente, sem fazer nada diferente. O treino da atenção é focar na respiração e perceber as sensações e quando a mente se distrair com algum pensamento, traga ela de volta para onde ela estava.


Caso algum desconforto apareça na hora da prática (mosquito, coceira), não seja reativo. Observe como é esse incômodo. Se desejar aliviar o desconforto, faça com muita consciência.


Mindfulness não é buscar ficar com a mente vazia e sim, nessa prática, é buscar estar com atenção na respiração e quando ela fugir trazê-la de volta.


Que tal começar 5 minutos diariamente e aos poucos ir se adaptando e aumentando o tempo, parece pouco, porém para quem está começando é um grande desafio parar e colocar o foco na respiração.


Quando estamos praticando mindfulness, é como se estivéssemos fazendo uma musculação para o nosso cérebro. Hoje já é cientificamente comprovado que o efeito neurológico principal, que melhora com a prática diária, é o fortalecimento do córtex pré-frontal, a área do cérebro responsável pela regulagem das emoções, atenção, aprendizado, raciocínio, tomada de decisão, isso de forma reduzida, pois existem cada vez mais estudos e pesquisas sobre mindfulness.


Tags: Mindfulness, Exercícios de mindfulness, praticar mindfulness




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page