top of page
Foto do escritorValéria Dias

Pelo meu olhar de praticante

Atualizado: 23 de out. de 2022

Como praticante aprendi a gerir minha dor, ter qualidade de vida e foco.

É um exercício de meditação onde eu posso através do foco prolongado na minha respiração ter a oportunidade de cuidar da minha saúde e bem estar de forma integrativa (Corpo e Mente), pois criamos o hábito de nos perceber e assim estarmos em atenção na nossa vida.


Começamos aprender ouvir o que o nosso corpo está querendo dizer e não nos apegamos ao que é ruim, e sim como podemos criar estratégias para melhorar, e com isso diminuímos nossas ruminações desnecessárias que nos levam a adoecer.


O que vou esclarecer sobre a minha experiência pode ajudar muitas pessoas que não tentam ou acham que todos precisam ser calmos ou parados demais para criarem o hábito de estar em atenção plena.


Só que não. Eu era uma pessoa muito agitada que vivia no 220 e que já tinha tentado praticar vários tipos de meditação, e o que mais gostei no estilo Mindfulness foi justamente ter sido elaborada para o Ocidente, onde as pessoas são naturalmente mais agitadas que o Oriente. Com isso nos facilitou praticá-la em nossas vidas.


Bem diferente do que muitas pessoas pensam, meditar não é ficar com a mente vazia, é estar em atenção plena e justamente se concentrar. Por isso, só a prática vai nos trazer benefícios de verdade, igualmente como fazemos com os exercícios físicos.


Apesar de simples, fácil e natural, meditar no começo é desafiador, por isso não precisamos achar que vamos fazer nada acontecer, não ache que vai ser mágico. Do mesmo jeito que você não consegue criar músculos no seu corpo de um dia para o outro, na meditação é igual. Com o tempo vai ficando mais fácil e mesmo assim vão haver distrações muitas vezes. É assim mesmo.


A meditação nos proporciona escutarmos nossa voz interior e não ficar remoendo o passado ou o futuro. Na maioria das vezes ficamos tristes, estressados, irritados e gastamos energia por algo que nem aconteceu e isso nos adoece ao longo do tempo.






1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page