top of page
Foto do escritorValéria Dias

Aprenda a cuidar da sua saúde

Atualizado: 23 de out. de 2022

Precisamos sair da nossa zona de conforto em relação a cuidar da nossa saúde. Estamos acostumados a irmos ao médico e fazer somente o que ele fala e tomar remédios e esperar que o milagre aconteça.

Hoje o que mais quero é transmitir um pouco da minha experiência e poder falar para mais pessoas a importância de estarmos em atenção plena na nossa vida, pois faz total diferença tanto para não chegar em um estágio complicado de saúde, no meu caso foi ter dor crônica, ou ter qualidade de vida mesmo tendo dor crônica.


Quando aprendemos a gerir nossas emoções, escutar nosso corpo, começamos a ter mais consciência, facilitando a viver o momento presente sem julgamentos. Muitas pessoas com dor crônica vivem em períodos de depressão, ansiedade, muita irritabilidade, muitas perdas aos longos dos anos e muito aumento de medicação, que as vezes é desnecessária. Se nos dedicamos a aprender a cuidar do corpo e da mente, passamos a perceber quando algo diferente estiver começando e podemos agir para que não evoluam, às vezes uma respiração mais intensa, um incômodo no ombro, uma boca seca e outros.


Lá atrás, na minha trajetória, achei que nunca mais fosse sair dos opioides (codeína). Para quem assistiu a série do Dr House sabe a mediação que estou falando. Pois era muito bom tomar uma medicação ficar bem por um período, conseguir fazer quase tudo e achar que estava tudo ótimo, porém chega uma hora que as doses não podem ser aumentadas e tudo vai ficando cada dia pior. Com isso cada dia mais desânimo, parece que nos tiraram o nosso poder de fazer tudo, é horrível. Aí conheci sobre um programa de concentração através de meditações e exercícios cognitivos para ter mais foco.

Então fiz o programa de Mindfulness e comecei a criar novos hábitos, e melhor, consegui manter praticando, que é a chave para tudo acontecer.

Passei a ter uma nova percepção de tudo que estava vivendo, desde a dor em si, como a minha consciência corporal, minha alimentação e como estava lidando com as pessoas a minha volta.

São essas mudanças que vamos percebendo aos poucos e que fazem total diferença na vida de quem sente dor física ou emocional, ou que esteja passando por algo muito difícil, seja no trabalho ou em relacionamentos pessoais.

Consegui sai do piloto automático e passei fazer escolhas conscientes. Hoje muitas pessoas precisam ser internadas par diminuir o excesso de medicação que tomam ao longo de um tempo.


Em uma época da minha vida achei que nunca sairia do lugar de desespero e medo, e hoje que vivo de uma forma completamente diferente, respeitando meu corpo e participando ativamente do cuidado da minha saúde, posso falar para quem tem dor crônica que hoje podemos fazer diferente, podemos aprender a escutar nosso corpo e treinar nossa mente para sairmos da fase do sofrimento de forma simples, fácil e natural desde que praticada diariamente.

E se você estiver lendo esse artigo e não tiver com dor ou doente, mas quer passar a fazer parte deste incrível movimento que é saber se autorregular e participar ativamente para um ganho de qualidade de vida. Mindfulness também é para você!

Mindfulness virou meu estilo de vida e fez total diferença para a minha qualidade de vida, fazendo com que conseguisse gerir muito bem minhas emoções.

Podemos através de estratégias em Mindfulness, diminuir nossa ansiedade, estresse, irritabilidade, aprender a ouvir, ter uma alimentação consciente, ter foco nos exercícios e com isso ter melhor qualidade de vida.

Assim naturalmente vamos precisar de menos medicação, não aumentar medicação ou até mesmo não usar medicação. Tudo vai depender de pessoa para pessoa e sempre com acompanhamento médico.

Mindfulness não é milagre, e sim um exercício de concentração que podemos praticar através do treino da nossa mente, diariamente, não adianta só ler sobre, e sim estar disposto a praticar.

Tag: ansiedade, depressão, dor crônica, saúde integrativa, foco

Comments


bottom of page