Muitos de nós pensam que não existe espaço para praticar mindfulness em nossas vidas. No entanto, a verdade é que uma vida consciente tem mais a ver com reorientação pessoal, com relembrar nossas reais intenções do que com incluir um evento chamado “meditação” em nossa agenda diária.
Você não precisa entrar em uma sala de meditação nem precisa de uma hora para começar a praticar mindfulness. Embora tais práticas possam ser maravilhosas se houver tempo para elas. Por outro lado, a respiração tranquila e consciente é algo que você pode praticar a qualquer hora. Qualquer lugar pode ser sagrado, desde que estejamos relaxados e serenos, acompanhando nossa respiração e concentrados no que estivermos fazendo.
Quando acordar de manhã, ainda deitado na cama, comece o dia com uma respiração consciente. Aproveite esse momento, antes de mais nada para acompanhar, para acompanhar sua inspiração e expiração, percebendo que terá 24 horas novinhas em folha para viver. Eis um presente da vida!
Te convido a começar o seu dia assim:
Ao acordar de manhã, vou sorrir.
Vinte e quatro horas novinhas em folha estarão me esperando por mim.
Eu prometo vivê-las intensamente e aprender a olhar tudo o que me rodeia com olhos de compaixão.
Como você pode ver, são apenas quatro versos. O primeiro tem a dimensão com a inspiração. O segundo com a expiração. O terceiro com uma nova inspiração. E o quarto com mais uma expiração. Ao respirar, use os versos para focar sua atenção na dimensão sagrada do que estiver fazendo.
Esse texto faz parte do livro Silêncio, do mestre de mindfulness, Thich Nhat Hanh.
Comments