top of page
Foto do escritorValéria Dias

Mindfulness não é ...

Atualizado: 23 de out. de 2022

Relaxamento;

Mágica;

Fugir da realidade;

Não é sentar e pensar em pensamento elevados;

Meditação é um ato egoísta;

Duas semanas de meditação e todos os seus problemas desaparecerão.

Como diz Jim Hopper é muito importante definir o que não é Mindfulness, aqui estão dois conceitos errôneos comuns:

Prestar atenção consciente não é desapegar-se de suas experiências e deixar de se engajar emocionalmente com sua vida. A pratica não causa apatia. Não mata a paixão. Na verdade, mindfulness nos permite engajarmos mais com as nossas emoções e as demais experiências, em vez de simplesmente reagirmos a elas de acordo com os nossos padrões habituais de evitar ou reagir.




A consciência sem julgamentos não é aceitar passivamente o que for que estiver acontecendo, inclusive coisas danosas. Não significa deixar de avaliar se as ações dos outros, ou de nós mesmos, são danosas, ou deixar de se proteger em situações que você se torna vítima, ou deixar que você cause o mal. Mas é o oposto: mindfulness sem julgamento nos capacita a responder nessas situações com consciência e consideração em vez do hábito, das reações exageradas, da compulsão, do vício, etc....

É importante falar que apesar de mindfulness parecer fácil não é bem assim. Quando estamos ansiosos, agitados, com muitas ruminações mentais é desafiador conseguir parar por um só momento, até porque estão acostumadas a viver em um mundo barulhento e com muitos estímulos diários.

Esteja atento, é preciso lembrar que o foco é estar presente momento a momento, sem criar expectativas e sem julgamentos.

Mindfulness é uma prática cada vez mais recomendada, o que não é muito divulgado é que precisa se manter praticando diariamente, para conseguirmos resultado em nossas vidas. Isso nos lembra o exercício físico, se não praticamos não conseguimos ver resultados.

Mindfulness não é de imediato, não é fast food como disse o Dr Miles Neale.

Não pode ser visto como se fosse uma espécie de fast food terapêutica.

Não é a solução para tudo, se não todos os problemas do mundo estariam resolvidos. Só que realmente é muito eficaz, muitas vezes usado como complemento para tratamentos de saúde.

Estamos vivendo em um mundo do aqui e agora, todos querem tudo muito rápido e em mindfulness não é assim.

Mindfulness não é um comprimido que se toma e tudo se resolve de imediato.


Algumas pessoas já entraram em contato comigo e a primeira pergunta sobre o programa de mindfulness é em quanto tempo fico sem dor?

Esse tipo de pergunta não vai ter resposta exata pois muitas vezes a dor não vai desaparecer, você vai aprender a lidar com ela, vai diminuir seu estresse, ansiedade, insônia e com isso pode diminuir o grau da sua dor, ou diminuir as crises pois você vai passar a se alimentar melhor, diminuir as medicações que toma e que tem muitos efeitos colaterais com isso você vai ter mais qualidade de vida e vai poder se autorregular, contribuindo de forma ativa para o seu bem estar físico e emocional.



Realmente os estudos e as comprovações cientificas em mindfulness cada vez mais mostram os benefícios em várias áreas que estão sendo eficazes: como dor crônica, stress, depressão, câncer, emagrecimento, nas empresas e muitos outros


Tags: Mindfulness ansiedade dor crônica meditar


Referências: MINDFULNESS IN PLAIN ENGLISH, Bhante Guanaratana,


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page